Blog | Incepa

O que é revestimento retificado e quais as vantagens de usar?

A escolha das estampas e dos formatos é apenas um dos aspectos da escolha do revestimento. Há detalhes técnicos a serem considerados com os quais muitos consumidores podem não estar familiarizados. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre um revestimento retificado e um revestimento bold?

Aqueles que gostam de se atentar aos mínimos detalhes devem estar cientes do que essas especificações significam. A retificação de uma peça proporciona uniformidade nas arestas, enquanto nas peças do tipo bold, maioria no mercado, isso não acontece. Vamos entender por que essa diferença é importante.

O que é revestimento retificado?

O processo de fabricação de placas cerâmicas faz com que as peças fabricadas tenham bordas levemente arredondadas e variações mínimas de tamanho entre peças, resultantes do processo de prensagem e queima. Essa característica é chamada de bold. Quando essas peças são colocadas lado a lado, seja em uma parede ou piso, a junta mínima entre as peças assume o papel de alinhá-las “uniformizá-las”.

Em outras palavras, para projetos em que juntas maiores e/ou rejuntes aparentes (que geram contrastes) são bem vindos (considerados efeitos), não há problema algum em optar por peças não retificadas, pois visualmente, após colocadas com juntas maiores estas se somarão ao efeito em termos estéticos.

Por outro lado, há projetos que exigem peças que tenham absolutamente as mesmas dimensões e juntas menores. Para isso, elas passam por rolos diamantados, que corrigem as bordas e dimensões de cada placa. Esse processo é chamado de retífica e resulta em peças homogêneas, permitindo um alinhamento preciso e a aplicação com junta mínima de 1 mm. Ou seja: rejuntes mais finos e menos aparentes.

A título de comparação, veja as diferenças entre as medidas dos produtos convencionais e retificados da Incepa:

Convencional Retificado
33 cm x 45 cm 32 cm x 44 cm
25 cm x 60 cm 24 cm x 59 cm
33 cm x 60 cm 32 cm x 59 cm
44,4 cm x 44,4 cm 43,8 cm x 43,8 cm
54,4 cm x 54,4 cm 53,4 cm x 53,4 cm
61 cm x 61 cm 60 cm x 60 cm

Quais são as vantagens de usar revestimentos retificados?

Agora que você sabe as diferenças entre revestimentos retificados e convencionais (bold), é hora de conhecer quais são as vantagens de optar por peças com essas características. Há benefícios de ordem técnica e estética, conheça alguns deles.

Design de maior qualidade

Por conta da possibilidade de juntas menores, as peças retificadas permitem um acabamento visual mais uniforme, com linhas divisórias pouco aparentes entre as peças. Em muitos projetos, essa característica resulta em ambientes com uma sensação de amplitude maior. Placas com aparência de mármore e granito, por exemplo, se beneficiam bastante desse visual.

Limpeza mais simples

A lógica aqui é simples: rejuntes menores resultam em menos espaço para acúmulo de resíduos entre as peças. Essa característica é uma das mais desejadas por muitos que optam pelas peças retificadas. A limpeza das peças em si não muda muito, mas quando consideramos o todo, os resultados são melhores e obtidos com menos esforço.

Investimento inteligente

Por essas e outras características, a escolha de peças retificadas para o seu projeto pode se revelar um investimento inteligente. Apesar do custo ser um pouco maior em comparação aos revestimentos convencionais, a relação custo-benefício em médio e longo prazo se torna um diferencial atrativo. Isso sem falar, é claro, no aspecto mais sofisticado que você pode conferir aos seus acabamentos.

Fonte(s): Pointer, Nichele, Revista Use, Incepa.

Av. Padre Natal Pigato, 974
Campo Largo – PR
CEP: 83.607-240
Fone: +55 (41) 2105-2500
Fone: +55 (41) 3391-1000