Blog | Incepa

Incepa responde: entenda a diferença entre os diferentes tipos de revestimento

Um dos passos mais importantes do projeto, é a escolha do revestimento. Além de serem esteticamente bonitos, eles precisam ser duráveis, proporcionar praticidade, segurança e conforto para os moradores.

Por esse motivo, surgem muitas dúvidas em relação aos diversos modelos disponíveis e quais os mais adequados para cada situação. Para te ajudar nesse momento, a Incepa traz informações sobre os seus revestimentos e dicas que garantem a escolha certa.

Revestimento cerâmico e piso - qual a diferença?

Os revestimentos cerâmicos são produtos derivados da mistura de argila com outras matérias-primas inorgânicas, que são prensadas e queimadas em altas temperaturas. Como resultados, obtém-se um material com baixíssima absorção de água, durável, de fácil limpeza e que não propaga chamas.

O revestimento cerâmico pode ser aplicado tanto no chão quanto nas paredes. No entanto, quando seu uso está restrito apenas a primeira alternativa, recebe o nome de piso. Os que podem ser utilizados nas duas situações ou apenas nas paredes, são denominados como revestimento.

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico, mas difere-se dos convencionais. Em seu processo de fabricação são utilizados materiais refinados e porcelana. Além disso, em sua fabricação é submetido a uma temperatura de queima mais elevada, o que garante peças com mais resistência mecânica e baixíssima porosidade.

Resistência mecânica corresponde à capacidade da peça em suportar o peso exercido sobre ela, sem quebrar. A porosidade está diretamente relacionada à absorção de água, quanto menor a porosidade do produto, menor será a absorção de água e maior o índice de resistência.

Os porcelanatos são os revestimentos que menos absorvem água, com um índice que varia entre 0,1% e 0,5%.Os revestimentos Grés absorvem de 0,5% a 3%, os semi-porosos de 6% a 10% e os porosos, normalmente utilizados nas paredes, apresentam uma absorção maior que 10%.

A Incepa oferece produtos que se enquadram nas categorias Porcelanato, Grés e Poroso. Ambos apresentam baixa absorção de água e alta resistência mecânica devido à qualidade da argila e materiais utilizados na fabricação da massa, sendo esse o principal responsável pela qualidade das peças ofertadas. Essa matéria prima varia de acordo com o fabricante, por isso é fundamental comprar daqueles que oferecem produtos qualificados.

Tipos de porcelanato

Devido às características técnicas, qualidade e variedade de estampas, o porcelanato se tornou a peça-chave para muitos designers e arquitetos, além de ser o objeto de desejos dos consumidores.

Sempre antenada às tendências e com o objetivo de oferecer os melhores produtos, a Incepa disponibiliza diversos modelos de porcelanato, em diferentes estilos. Para obter esse resultado, são realizadas impressões digitais de alta definição que reproduzem fielmente os desenhos encontrados nos mármores, madeiras e pedras naturais.

Confira os principais modelos e descubra qual se encaixa em seu projeto.

Técnico

São porcelanatos que não recebem esmaltação e apresentam a menor absorção de água (0,1%) e alta resistência mecânica. Outra característica é que por não receberem a impressão de estampa na superfície, o desgaste ao longo do tempo é praticamente nulo.

Os porcelanatos técnicos estão disponíveis em 3 acabamentos diferentes:

1) Polido: devido ao polimento da peça, possui brilho e são indicados para áreas internas com média circulação de pessoas, como salas e quartos.

2) Natural: com superfície mate, esse produto é classificado como Grip por possuir um coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, o que o torna ideal para uso em áreas internas molhadas, como lavanderias e banheiros com chuveiro.

3) Estruturado: possui relevos suaves e um coeficiente de atrito maior (entre 0,50 e 0,59), sendo recomendado para calçadas residenciais ou áreas internas como escadas e varandas.

Esmaltado

Como o próprio nome sugere, o porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte na superfície da massa para proteger a estampa impressa na peça, garantindo sua durabilidade e aparência.O esmaltado também absorve pouca água (<0,5%) e apresenta boa resistência.

Esse modelo está disponível em diversas versões, se adequando aos diferentes estilos e usos.

Plus

O Porcelanato Plus é produzido com minerais selecionados que resultam em uma massa mais clara, evidenciando as estampas impressas na peça e as deixando com cores mais vivas. Tais efeitos não seriam possíveis com a utilização da massa comum.

Tuttomassa

Com alta resistência mecânica, o Porcelanato Tuttomassa é produzido com tecnologia exclusiva da Incepa. Graças a ela, é possível adicionar a mesma tonalidade da estampa à massa, o que valoriza a textura das peças e torna o desgaste da superfície imperceptível.

Com essas informações, esperamos que suas dúvidas em relação aos revestimentos tenham sido respondidas.

Mas caso tenha ficado mais alguma dúvida, a Incepa responde! ;) Clique aqui e utilize um dos nossos canais de contato. Ficaremos muito felizes em ajudar você.

Av. Padre Natal Pigato, 974
Campo Largo – PR
CEP: 83.607-240
Fone: +55 (41) 2105-2500
Fone: +55 (41) 3391-1000