Blog | Incepa

Como integrar elementos da natureza à decoração?

Trazer a natureza para dentro de casa é uma tendência – e uma necessidade humana. É grande o número de alternativas de decoração que remetem a elementos que pode ser encontrados nas florestas, nos mares e nas montanhas.

A inclusão de plantas para decorar o ambiente é apenas uma das formas de sentir um contato mais próximo com a natureza. Elementos e texturas que remetam à madeira ou a tecidos como couro e algodão também oferecem essa possibilidade. A proposta é criar uma espécie de “refúgio” dentro de casa, reestabelecendo a paz e conectando-se às origens.

Como usar os 4 elementos da natureza na decoração

Terra, fogo, água e ar. Usar os quatro elementos da natureza como inspiração para a decoração é uma das maneiras de compor ambientes agradáveis, harmonizados e capazes de transmitir uma sensação de relaxamento. O conceito de “natural” funciona como um contraste ao cotidiano cinza dos grandes centros urbanos.

Terra

Revestimentos que imitam o material natural, como argila, tijolo, azulejo, cerâmica, terracota, barro e madeira; ou texturas que imitam madeira, pedras e outros elementos orgânicos, além, é claro, do verde de plantas e flores são algumas das maneiras de levar esse conceito para dentro de casa.

Por exemplo, revestimentos que imitam madeira e podem ser aplicados em ambientes de área molhada como o banheiro, denotando mais uma forma de contato com a natureza. Diferentemente do que se imagina, não há a necessidade de assumir um estilo rústico. Os tons podem ser aplicados ainda em cubas, bancadas de pia e bandejas para banheiras. No banheiro, na cozinha ou no escritório, oportunidades de uso não faltam.

Fogo

Para quem deseja uma decoração com detalhes que remetam ao fogo, explorar a iluminação do ambiente e elementos como o couro e os tons de vermelho são uma boa pedida. Em residências, recomenda-se o uso do vermelho em ambientes mais íntimos ou para destaque de determinados itens.

O banheiro e a cozinha são locais que costumam se destacar quando recebem esse tipo de aplicação. Uma cuba de pia vermelha, acessórios ou detalhes no azulejo são capazes de proporcionar uma sensação de vivacidade. A combinação com tons neutros como branco, preto, cinza e bege é o melhor caminho para não deixar o visual muito carregado.

Água

Quando destacados no ambiente, os elementos que remetem à água traduzem uma sensação de fluidez e bem-estar. Assim, vidros, cristais, espelhos e fontes são itens a serem considerados para compor um ambiente repleto de transparências, causando um efeito terapêutico. Porém, atenção aos excessos para não deixar o ambiente muito carregado.

Pisos e azulejos em cerâmica, porcelanato ou pastilhas de vidro também são elementos que podem compor a decoração em tons de azul. Uma das grandes vantagens dessa cor é o fato de ela funcionar como uma espécie de “coringa”, combinando com praticamente todos os tons. Não é por acaso que o classic blue é a cor do ano de 2020.

Ar

Por fim, o último dos elementos da natureza para você utilizar na decoração é o ar. Ele pode estar presente em elementos como velas perfumadas com aromas naturais ou em ambientes abertos que transmitam uma sensação de frescor. Elementos minimalistas combinam muito bem com esse tipo de sensação.

Figuras decorativas que denotem uma sensação de movimento, formas curvilíneas e ornamentos simbólicos, que deem um toque especial ao ambiente, são algumas das possibilidades de levar esse conceito para dentro de casa e se sentir inspirado pelos aromas da natureza.

Elementos da natureza inspiram os revestimentos da Incepa

Pensando nisso, a Incepa apresenta diversas linhas de revestimentos que se aproximam do natural – seja ao evocar um material como a madeira, seja em delicados relevos orgânicos, permitindo que os interiores sejam aconchegantes e acolhedores.

Bom exemplo, a linha Loftwood da Incepa segue a tendência da busca pelo natural, em que predominam a simplicidade e essência dos elementos utilizados na decoração. Inspirada no design dinamarquês, com expertise em buscar o minimalismo no aconchego, transita entre o rústico e contemporâneo.

Os porcelanatos trazem o aspecto da madeira maciça em tons sóbrios e veios suaves. Os múltiplos padrões de desenho, a grande variação de tonalidade e o toque acetinado reforçam a naturalidade da madeira, ao passo que a textura aconchegante remete a uma atmosfera Hygge e revela um ar convidativo, ideal para todos os ambientes internos.

Aplicada com juntas mínimas de 1 mm, a utilização deste revestimento se estende também às paredes, em detalhes ou painéis decorativos - um uso que ganha cada vez mais espaço na decoração!

Já para aqueles que buscam a natureza de uma forma mais romântica, a linha Artwork é ideal. Lembrando um trabalho de patchwork, esta linha da Incepa traz peças com estética retrô que nos transportam ao passado.

A tendência da azulejaria confere clima intimista e aconchegante aos ambientes, com peças com delicados desenhos florais.

As linhas unem o apelo ao natural com as mais novas tecnologias de revestimento, explorando a impressão HD no porcelanato – material durável, fácil de limpar e manter. É a união perfeita entre estética e praticidade!

Av. Padre Natal Pigato, 974
Campo Largo – PR
CEP: 83.607-240
Fone: +55 (41) 2105-2500
Fone: +55 (41) 3391-1000