Blog | Incepa

Conheça nossas linhas específicas de revestimento para piscinas

Escolher o material perfeito de revestimento para piscinas não é uma tarefa simples. Há mais de uma dezena de opções no mercado e nem todas elas conseguem aliar segurança estrutural, estética agradável e uma boa relação custo-benefício.

Cada material proporciona um tipo de acabamento e tem regras específicas de colocação. Até mesmo a composição química da água é um fator que interfere na conservação do ambiente, portanto tudo deve ser escolhido com muito rigor.

Desde as alternativas mais tradicionais, como o azulejo, até opções mais modernas como vinílicos e fibra de vidro, vamos conhecer algumas das características dos materiais que podem ser utilizados como revestimento para área de piscina.

Quais são os tipos de revestimento internos para piscina?

Azulejo

A opção mais tradicional para aplicação em revestimentos de piscina é o azulejo. Disponível em diversas formas e cores e com custo acessível, eles têm aplicação simples, semelhante à de outras áreas como banheiros ou pisos externos. A limpeza também é facilitada, já que sabão e uma escova de náilon são suficientes para remover a sujeira.

Cerâmico

Os revestimentos cerâmicos também estão disponíveis em ampla variedade e podem ser considerados um dos mais duráveis para essa finalidade. Eles resistem aos raios UV e aos produtos químicos e, embora custem um pouco mais do que os azulejos, apresentam uma melhor relação custo-benefício. O acúmulo de sujeira é pequeno e os fungos não crescem nas cerâmicas.

Pastilha de vidro

Para quem quer apostar em detalhes de design, as pastilhas de vidro são uma das alternativas mais interessantes. Pequenas, elas acompanham o desenho da piscina, mas em contrapartida requerem mão de obra especializada para instalação, o que encarece os custos. A limpeza também é das mais simples e água e sabão são suficientes para retirar a sujeira. Se o orçamento for um pouco maior, vale a pena o investimento.

Vinílicos

Fabricadas em alvenaria ou concreto e revestidas com um bolsão de vinil, os revestimentos vinílicos são acessíveis e fáceis de serem instalados. Como já são impermeáveis, dispensam também os rejuntes. A limpeza não é um problema, mas a manutenção irá requerer o trabalho de empresas especializadas.

Fibra de vidro

As fibras de vidro têm características similares às dos vinílicos, porém há que se ter muito cuidado na instalação para que bolhas não se formem na superfície. Elas são uma alternativa durável e com pouco acúmulo de sujeira. Na limpeza, deve ser evitado o uso de materiais abrasivos.

Pedras

As pedras têm custo mais elevado e, por sua alta porosidade, podem acumular mais sujeira, tendo manutenção um pouco mais complexa. Porém, essa alternativa vem ganhando espaço no mercado em razão do visual diferenciado que proporciona. Além disso, trata-se de um revestimento menos escorregadio e com menor absorção de calor.

As principais opções em revestimentos externos para piscina

Pedra natural

Considerada uma das opções mais seguras, o uso de pedras naturais nos arredores das piscinas garante um piso pouco escorregadio, graças a alta porosidade do material. Duráveis, as pedras não absorvem calor e deixam o ambiente mais agradável. Em contrapartida, acumulam sujeira com mais facilidade, o que torna a manutenção mais difícil.

Pisos cerâmicos

Os pisos cerâmicos têm como vantagem o fato de poderem imitar o acabamento em pedra natural, o que proporciona resultados estéticos similares. Além disso, a relação custo-benefício aqui é mais interessante, aliando preço baixo com instalação mais simples. Eles também são duráveis. Na hora da escolha do produto, prefira aqueles com PEI e CA mais altos.

Pisos cimentícios atérmicos

Os pisos cimentícios atérmicos são relativamente recentes no mercado e sua principal vantagem é a baixa absorção de calor. Naturalmente ásperos, eles estão disponíveis em múltiplas tonalidades e em versões com antiderrapante. Ideal para quem planeja um visual contínuo, sem recortes aparentes.

Decks de madeira

Outra escolha bastante tradicional para áreas externas de piscina são os decks de madeira. A instalação é rápida e o custo de mão de obra é baixo. O material tem custo acessível, mas requer manutenção constante, com aplicação de impermeabilizantes e anticupim. Opte por madeira de qualidade, ainda que a um custo mais elevado, para aumentar a durabilidade.

As linhas de revestimento da Incepa para piscinas

A Incepa disponibiliza pelo menos três linhas de revestimento para piscinas e você pode aplicá-las nas mais diversas situações: Oceanic, Álamo e Quartzita.

A linha Oceanic explora as tonalidades do azul do céu refletidas no mar, com nuances que remetem ao movimento das águas. Estrelas inspiraram o relevo tátil, que proporciona uma sensação agradável ao toque e um efeito visual singular. Por ser retificada, permite um acabamento perfeito e uniforme e ainda conta com tecnologia ABS, antiderrapante.

Mas não é apenas o interior da piscina que merece atenção - toda a área em seu entorno é importante para garantir um espaço com belo visual e segurança. Uma dica é optar por porcelanatos antiderrapantes que evocam a madeira, como a linha Álamo.

Ela reproduz perfeitamente a estética de um deck, com sua textura e coloração, e ainda traz todas as vantagens do porcelanato, que é resistente, não escorrega e quase não absorve água.

Para aqueles que preferem a estética da pedra, a aposta é a linha Quartzita, que traz para o porcelanato a naturalidade da rocha e sua grande diversidade de desenhos e nuances de cor.

É um porcelanato de alto desempenho para áreas onde se deseja beleza aliada à segurança. Com acabamentos em ABS, é ideal para externas. Possui baixa absorção de água e alta resistência à abrasão, substituindo com vantagens a pedra natural. Por ser retificado e possuir dimensões precisas, pode ser aplicado com junta mínima de 1 mm.

Av. Padre Natal Pigato, 974
Campo Largo – PR
CEP: 83.607-240
Fone: +55 (41) 2105-2500
Fone: +55 (41) 3391-1000