Blog | Incepa

Conheça a estética wabi-sabi que valoriza o rústico, o monocromático e o aspecto natural

Se você busca por uma vida mais equilibrada, harmônica e desacelerada, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre a estética wabi-sabi. Isso porque ela vai muito além de uma estética: é uma verdadeira filosofia de vida. Dentre seus preceitos, o wabi-sabi - um conceito de origem japonesa com base nos ideais do zen-budismo - defende que é importante deixar de lado a busca pela perfeição. Em contrapartida, é hora de aceitar a inconstância, a ação do tempo, o imperfeito e as falhas de cada um.

Ele defende que “nada dura, nada é completo, nada é perfeito”. Que é preciso enxergar a beleza nas coisas convencionais ao mesmo tempo em que devemos buscar por valores mais reais e significativos. Esses ensinamentos podem ser seguidos todos os dias em praticamente todos aspectos da vida. Dentre eles, no momento de fazer a decoração de um ambiente.

Valorizando o rústico, o aspecto natural e os tons monocromáticos, a estética baseada na filosofia wabi-sabi traz tranquilidade, simplicidade e maior significado para os lares ou ambientes de trabalho. Mas como adaptá-la para o seu dia a dia e criar um espaço único? Confira as nossas dicas e se encante pelo estilo wabi-sabi.

O que é o conceito wabi-sabi?

Traduzindo do japonês, “wabi” remete ao rústico/imperfeito e “sabi” ao tempo, enaltecendo que o tempo traz consigo as mudanças, marcas e aprendizados. Assim, essa filosofia ressalta que há uma beleza única na imperfeição, na inconstância e na passagem do tempo. É valorizado o processo de mudança contínuo, e não o seu resultado ou produto final. Esse jeito de encarar a vida está intimamente ligado ao conceito de “slow living”, que busca pela desaceleração do dia a dia e foca em concentrar as energias no que costuma ser deixado de lado atualmente: a calma e a aceitação de que cada um tem o seu tempo para realizar as coisas.


O wabi-sabi enaltece a simplicidade, o contato com a natureza e a forma de encarar a vida sem excessos. Visa ressaltar as pequenas “falhas” e admirar a beleza e a honestidade nesses detalhes. Ele aceita as imperfeições como únicas e especiais, assim como somos cada um de nós. Bonito, não é mesmo?

Para levar todos esses belos conceitos para a decoração do ambiente em que você vive ou trabalha, é legal prestar atenção nas cores, materiais e objetos escolhidos para cada espaço. Vamos te ajudar nessa missão!

Como aplicar na decoração?

A estética wabi-sabi pode ser traduzida em ambientes que valorizem os seguintes aspectos:

  • Assimetria;
  • Irregularidade;
  • Minimalismo;
  • Simplicidade;
  • Beleza irregular;
  • Natureza em destaque;
  • Rusticidade;
  • Tranquilidade.

Como você pode perceber, são várias as características que ajudam a criar um ambiente de estilo wabi-sabi. Na prática, essas dicas podem ser seguidas das seguintes maneiras:

Cores e contrastes

O contraste entre tons claros e terrosos são uma das principais características da estética wabi-sabi. Assim, compor um ambiente que tenha como base a cor branca e itens de decoração de madeira - ou que imitam a madeira - podem te ajudar a conquistar esse efeito. Juntos, a combinação do branco com o tom terroso criam um espaço minimalista, que transmite tranquilidade e proximidade com a natureza.

Como nem sempre é possível contar com peças de madeira para o piso ou para as paredes, uma sugestão é recorrer aos porcelanatos. Extremamente versáteis e com cuidados que não exigem muito esforço, eles desempenham muito bem a função de substituir a madeira natural.

Os revestimentos são encontrados em diversas opções de texturas, padronizações, cores e formatos inspirados em diversos tipos de madeira, ajudando a garantir uma estética wabi-sabi única para o seu espaço.

Em nosso portfólio, temos diversas opções de revestimentos em tons terrosos que imitam a madeira. Eles criam um lindo contraste com a cor branca e podem ser ótimos para compor o seu espaço de estética wabi-sabi.

Itens de decoração

Para a decoração, uma boa dica é investir nos objetos artesanais, feitos com materiais mais rústicos e/ou recicláveis. Eles trazem consigo muita história, detalhes imperfeitos e, o mais legal de tudo: eles são únicos.

Ainda, você pode deixar o ambiente ainda mais especial ao dedicar o seu tempo e criar itens decorativos para ele. Que tal reaproveitar flores secas e transformá-las em um arranjo simples e despretensioso? Esse pequeno detalhe pode fazer toda a diferença para o seu ambiente wabi-sabi e, ainda, criar um contraste lindo com o branco das paredes.

Também, valorize a iluminação natural e, caso seja do seu gosto, acrescente velas na decoração. Além de serem esteticamente bonitas, elas ajudam a criar um espaço aconchegante e, quando acesas, espalham aromas naturais ao mesmo tempo em que o iluminam o imóvel.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa filosofia de vida que vai muito além da estética? O wabi-sabi pode te auxiliar a decorar os ambientes sem pressa, com muita tranquilidade e aproveitando a cada instante. É uma ótima linha de pensamento a ser seguida por quem busca uma vida mais calma, dando valor aos pequenos momentos e aceitando as imperfeições do dia a dia. Experimente!

Av. Padre Natal Pigato, 974
Campo Largo – PR
CEP: 83.607-240
Fone: +55 (41) 2105-2500
Fone: +55 (41) 3391-1000