Blog | Incepa

Como utilizar as estampas de natureza na decoração

Com a urbanização, ocorreu uma grande desconexão entre o homem e o meio ambiente. Porém, com o passar do tempo, o ser humano percebeu os diversos benefícios que o contato com natureza proporciona, como redução do estresse, diminuição da ansiedade e sensação de relaxamento.

Como consequência, surgiu a tendência Urban Jungle, que vem conquistando muito espaço nos grandes centro urbanos, uma vez que esses locais apresentam uma carência maior em relação a esse tipo de contato.

Como o próprio nome sugere, essa tendência tem o objetivo incorporar as características do mundo natural aos espaços construídos. Para estabelecer essa relação visual, algumas técnicas podem ser utilizadas, a principal delas é complementar o ambiente com diversas espécies de flores e folhagens.

Outras características dos projetos que seguem esse estilo, são: substituir a iluminação artificial pela luz natural, construir espaços com janelas que permitam vistas para áreas externas e utilizar materiais naturais, como madeira, bambu e pedras.

Estampas naturais

Uma alternativa para implementar o Urban Jungle na decoração, sem realizar mudanças em relação aos materiais de construção e iluminação, são as estampas naturais. Elas podem estar presentes em quadros, almofadas, gravuras, tecidos e, até mesmo, nos revestimentos.

A Incepa possui três séries duas séries que trazem consigo a proposta de levar a natureza para os ambientes urbanos através do revestimento para parede. Abaixo, você confere três projetos que utilizaram esses produtos e transformaram completamente o ambiente.

O primeiro corresponde ao revestimento da Série Amazônia e o segundo da Série Blossom. Em ambos, foram utilizados madeira e iluminação natural, com o objetivo de valorizar ainda mais as peças e destacá-las.

Já o terceiro projeto, utilizou o revestimento da Série ArtWork, composto por diferentes estampas em tonalidades claras. Para complementar a decoração e deixá-la clean, foram usados itens decorativos em tons claros.

(Série Amazonia)
(Série Blossom)
(Série ArtWork)

Porém, como dissemos anteriormente, as estampas naturais também podem estar presentes nos itens decorativos. Por isso, separamos as principais dicas de como utilizá-las na decoração!

3 dicas de como utilizar estampas de natureza na decoração

1. Escolha a estampa correta

Independente da estampa que será aplicada, são necessários alguns cuidados no momento da escolha.

De forma geral, recomenda-se estampas com desenhos pequenos e em tonalidades claras para os cômodos menores, assim é possível ampliá-los visualmente. Já os que dispõem de espaço, podem utilizar estampas maiores e em tonalidades escuras.

2. Misture diferentes estampas

Combinar dois ou mais padrões de estampas que remetem a natureza, são uma ótima alternativa para quem deseja acrescentar um toque natural ao ambiente sem recorrer a grandes reformas.

No entanto, é importante que as estampas possuam algum elemento em comum, como tons parecidos ou a mesma base de cores.

Caso o objetivo seja combinar diferentes tonalidades, utilizar o círculo cromático pode tornar esse processo mais simples. Com ele, é possível analisar quais tons harmonizam entre si e criar combinações harmônicas e coloridas.

Para aprender a utilizar o círculo cromático na decoração e realizar combinações incríveis, clique aqui.

Para aqueles que pretendem seguir por uma linha de decoração clean, é possível combinar itens lisos com estampados. Como por exemplo, um revestimento de parede e sofá em tonalidades claras, com almofadas estampadas e coloridas.

3. Utilize quadros

Os quadros são uma ótima maneira de levar a natureza para o ambiente de forma discreta e moderna. É possível investir em vários quadrinhos pequenos, que juntos formam uma composição, ou apostar em apenas um quadro grande.

Essa última opção, é uma boa alternativa para cômodos sem janelas ou que não tenham vista para áreas externas.

Com essas dicas, esperamos ter mostrado que é possível usufruir dos benefícios que a natureza nos proporciona ao utilizar estampas que a reproduza visualmente.

Av. Padre Natal Pigato, 974
Campo Largo – PR
CEP: 83.607-240
Fone: +55 (41) 2105-2500
Fone: +55 (41) 3391-1000