Sustentabilidade: como a INCEPA contribui para 5 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global

O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação constante para nós, da Incepa. Levando a sério os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global, temos a sustentabilidade como um dos nossos pilares.

Trabalhamos diariamente para oferecer as melhores soluções para os nossos clientes, sempre de maneira transparente, sustentável e cuidadosa. Mas você sabe o que são esses cuidados e como eles realmente funcionam na prática? Então saiba mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global e veja como eles são aplicados em nossa rotina.

O que é o Pacto Global?

Pacto Global é uma iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. Seu objetivo é servir como norte para que as mais diferentes empresas tenham as suas operações e estratégias alinhadas conforme os princípios universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Considerada a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo, a ação se expandiu e, hoje, tem mais de 130 membros espalhados por 160 países. Dentre suas propostas, o Pacto Global tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles:

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Como você pode perceber, os 17 Objetivos do Pacto Global abrangem as mais diversas áreas. Assim, é responsabilidade das empresas e instituições conhecerem profundamente esses pilares e, então, desenvolverem ações que estejam de acordo com a sua área de atuação.

Nós, da Incepa, seguimos de maneira severa e rígida 5 destes pilares, pois são aqueles que acreditamos fazerem parte do nosso escopo e atuação no mercado.

A INCEPA contribui para os ODS

Para você entender um pouco mais sobre os cinco Objetivos do Desenvolvimento Sustentável seguidos pela Incepa, confira abaixo.

Objetivo 6: Água Potável e Saneamento

Aqui nós tratamos e reutilizamos 100% da água em nossos processos. A água é um dos dos recursos naturais mais utilizados na produção de revestimento cerâmicos. Assim sendo, compreendemos a nossa responsabilidade em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservá-la e reutilizá-la.

Programa de conservação de água da Fundação Internacional WE ARE WATER

Atestando a nossa preocupação nos cuidados com água potável e saneamento, em 2019 participamos do programa de conservação de água da Fundação Internacional WE ARE WATER, com o compromisso de reduzir em 18% a quantidade de água utilizada nos processos.

Conforme o esperado, a meta foi alcançada com sucesso! E, daqui pra frente, seguimos o mantendo os nossos rígidos cuidados com a água e com o meio ambiente em geral, fazendo a nossa parte para que o Pacto Global seja cumprido.

Objetivo 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Seguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nós colocamos em prática o Objetivo 8, que reforça o cuidado com o trabalho decente e o crescimento econômico. Promovendo ações inclusivas e sustentáveis, proporcionamos empregos produtivos e plenos. Ainda, investimos em ações que valorizem o empreendedorismo local e criem novos empregos, incentivando os colaboradores e aumentando a economia.

Acreditamos que é por meio da modernização e da diversificação que será possível atingir este objetivo proposto pelo Pacto Global, sempre valorizando a mão-de-obra e buscando incessantemente por melhores soluções nas tarefas diárias.

Objetivo 12: Consumo e Produção Responsável

Nossos produtos são classificados como “materiais de uso permanente”. Ou seja, eles costumam permanecer nos ambientes em que são aplicados por dois ou mais anos. Os produtos desta categoria, quando descartados no meio ambiente antes de cumprir seu ciclo de vida útil, promovem o aumento de nossa pegada de carbono. Por isso, cabe a nós, da Incepa, oferecer soluções que minimizem esse malefício. Assim sendo, investimos fortemente em tecnologias para garantir que os nossos produtos:

  • Promovam o bem-estar e saúde humana;
  • Possuam qualidade e durabilidade;
  • Apresentem contemporaneidade no design;
  • Minimizem o impacto ambiental;
  • Adicionem a beleza dos ambientes;
  • Possuam baixa manutenção.

Juntas, essas características presentes em nossos revestimentos ajudam a colocar em prática o 12º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável proposto pelo Pacto Global.

Objetivo 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima

Há anos já se fala do “aquecimento global” e nos demais danos causados pelos seres humanos ao meio ambiente. Assim sendo, outro dos pilares do Pacto Global que levamos em consideração na hora de produzir os nossos revestimentos está diretamente relacionado com os cuidados com as mudanças climáticas.

O zêlo com o consumo de água, o investimento contínuo em tecnologias que utilizem menos energias e o cuidado com a utilização de recursos naturais são fatores fundamentais para minimizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. E nós estamos fazendo a nossa parte para garantir isso!

Objetivo 15: Vida Terrestre

Ainda, todos os nossos cuidados com a geração de resíduos, com o controle no consumo de água e com a produção de materiais duráveis, ajudam a colocar em prática o 15º objetivo proposto pelo Pacto Global: o de cuidado com a Vida Terrestre.

Isso acontece porque, todas as etapas e ações pelas quais passamos na nossa empresa, contribuem para a preservação da vida terrestre. Valorizando cada vida, proporcionando trabalho decente e crescimento econômico – conforme o Objetivo 8 – nós entendemos a importância da Vida Terrestre e fazemos o que está em nosso alcance para garantir que esse objetivo seja cumprido de forma eficiente, com muito afinco.

…..

Nós fazemos a nossa parte para contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global. E você, também faz a sua parte na hora de escolher as empresas das quais você vai fazer compras ou fechar parcerias? O cuidado com o meio ambiente e a escolha por um consumo consciente está nas mãos de todos nós. Faça boas escolhas!