Decidir quais serão os revestimentos cerâmicos que irão deixar o seu ambiente do jeito que você sempre sonhou nem sempre é tarefa fácil. Isso acontece porque, além dos cuidados com a estética, também é importante conhecer um pouco das especificações mais técnicas que envolvem as peças.
E é exatamente para te ajudar nessa missão que nós preparamos esse artigo completo. Aqui, você poderá compreender um pouco mais sobre as nomenclaturas que utilizamos em nossas peças, os melhores ambientes para instalar os revestimentos cerâmicos, suas possíveis variáveis, entre outros. Acompanhe!
Conhecer o acabamento das placas de cerâmica é importante para que o ambiente, seja ele residencial, corporativo ou comercial, tenha o toque final que você deseja. Neste cenário, trazemos para você os principais tipos de acabamento que você pode encontrar nos nossos revestimentos cerâmicos, olha só:
O porcelanato de acabamento polido apresenta baixíssima absorção de água, tem uma superfície brilhante e é não esmaltado. Assim, eles são mais suscetíveis a riscos e, para continuarem com a estética desejada por mais tempo, pedem por alguns cuidados especiais na manutenção.
Para mantê-los íntegros por mais tempo é importante optar por produtos neutros, com pH 7, na hora da limpeza. É bastante importante ter esse cuidado na hora de escolher os itens de limpeza, já que no mercado existem diversos produtos com alto índice de acidez e de alcalinidade. Apesar de eles poderem promover uma excelente limpeza, não são a melhor opção para os revestimentos polidos, já que há a possibilidade de deixar as peças manchadas.
O porcelanato esmaltado é composto por matérias primas especiais. Ele também é conhecido por ter uma baixa absorção de água e, dessa forma, apresenta uma alta resistência mecânica.
Como o próprio nome já sugere, as peças com esse acabamento possuem a superfície esmaltada e, na prática, isso permite que as placas possam conter diversas estampas e padronizações.
O porcelanato Tuttomassa é um produto desenvolvido com uma tecnologia exclusiva nossa, da Incepa. Seu grande diferencial é que ele conta com massa colorida aplicada de maneira uniforme, desde a sua base até a sua superfície.
Essa nossa técnica única permite que sejam criados porcelanatos com diversas formas de relevos e texturas que, por fim, proporcionam um efeito natural e orgânico a para cada peça. É apaixonante!
Dentre os tipos de aabamento, também é importante ressaltar aqueles que são especiais para a piscina, já que eles precisam seguir características técnicas altamente rigorosas. Aqui você encontra a linha Oceanic, desenvolvida especialmente para esse finalidade.
Com uma baixa absorção de água (menor que 0,5%), as peças proporcionam baixa expansão por umidade, alta resistência mecânica, efeito pastilhado e facilidade na limpeza e manutenção. Ainda, trazem a junta mínima de 1mm, são resistentes ao cloro e permitem o uso de rejunte comum.
Como se não bastasse, você pode encontrar peças especiais para piscinas curvas, deixando a sua piscina do jeito que você sempre quis.
Outra forma de acabamento que você pode encontrar na nossa marca são aqueles com impressão digital de alta definição. Eles reproduzem com fidelidade as cores, nuances e desenhos encontrados nos mármores, madeiras e pedras naturais. Assim sendo, podem ser uma excelente opção para quem busca uma estética enriquecida com essas padronagens.
Também, vale lembrar que esse tipo de acabamento alcança toda a superfície do corpo cerâmico, inclusive superfícies irregulares e relevos. Ou seja: traz um acabamento único e cheio de personalidade para o seu ambiente.
Os revestimentos cerâmicos feitos com o acabamento lapado são aqueles parcialmente polidos. Assim, na mesma peça você encontra pontos brilhantes e foscos. O resultado? Um acabamento sofisticado e que reflete bom gosto e elegância.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os acabamentos dos revestimentos cerâmicos, chegou a hora de partir para o próximo tópico: as bordas das peças. Acredite: esse também é um ponto importante na hora de escolher as placas que irão compor o seu ambiente. Aqui, selecionamos 3 tipos de borda que você precisa conhecer antes de escolher.
Desenvolvida com exclusividade por nós, da Incepa, a técnica de borda plana, como o próprio nome sugere, apresenta sua superfície com maior planicidade. Assim, as peças que possuem essa borda são contempladas com a decoração alcançando-as em sua totalidade, eliminando a tradicional “borda branca”. O resultado? Um revestimento de melhor acabamento!
Essa técnica é utilizada nos revestimentos cerâmicos nos formatos 25×60, 33×45 e 33×60, sem relevo. Quando aplicadas, as peças proporcionam o efeito de produto retificado (que você saberá o que é já no próximo tópico), maior facilidade de manuseio e trazem um melhor custo x benefícios quando comparadas com os porcelanatos retificados.
Quando o projeto pede por um acabamento mais uniforme, o ideal é recorrer às as peças de borda retificada. Afinal, elas são caracterizadas por apresentarem laterais mais retas, dimensões precisas e juntas mais estreitas.
Passando por um corte preciso que garante a dimensão exata das peças, permite a utilização de uma junta mínima de 1 mm entre as peças e resulta em peças com uma superfície mais uniformizada. Para saber mais sobre esse tipo de porcelanato confira o nosso artigo sobre o assunto.
Quer garantir um ambiente que aparente ser revestido ter apenas uma grande peça? Então o ideal é recorrer às peças com a borda no formato de junta seca. Isso acontece porque essas placas são aplicadas sem espaço entre elas, proporcionando o esperado efeito de peça única, em que não se nota a emenda entre as peças.
Falando dos produtos com efeito de pastilhas, todos os sulcos no meio das peças devem ser rejuntados. Outro exemplo é o dos produtos sulcados. Para alcançar o efeito estético desejado, os revestimentos como o Padua e o Citta também devem ser assentados com Junta Seca. Além disso, todos os sulcos devem ser rejuntados.
Além dos tipos de acabamento e da borda dos revestimentos cerâmicos, é importante saber qual é melhor a indicação de uso para cada peça, certo? Neste cenário, existem critérios técnicos – como a resistência ao desgaste a aos riscos – que classificam os revestimentos em diversos “Grupos de utilização”. Esses grupos vão desde o “G1” até o “G6”. Assim, quando você for adquirir as suas peças, é importante que preste bastante atenção nessa sinalização.
A escolha de um revestimento para determinados ambientes deve sempre levar em consideração a trafegabilidade no espaço. Esse cuidado ajuda você a fazer uma boa aquisição, garantindo uma peça com maior durabilidade. Confira como é feita a classificação das peças:
Nós, da Incepa, utilizando a tecnologia da Roca, oferecemos uma solução exclusiva para pisos específicos para áreas externas. A solução ABS. Ela resulta em peças 30% mais aderentes que as encontradas no mercado e, dentre suas vantagens, traz porcelanatos:
Além de todos esses tópicos já citados, você sabia que, na hora de escolher os seus revestimentos cerâmicos, também há a necessidade de cuidar com as variações de cor e tonalidade das peças? Isso mesmo. Tendo esse conhecimento, você não vai precisar lidar com imprevistos.
As placas podem ter uma variação de vai do “V1” até o “V4”, sendo que cada uma dessas classificações vai do mais uniforme para o menos uniforme. Confira a escala:
Depois de todo este guia repleto de informações técnicas e relevantes para você escolher as peças que irão decorar o seu ambiente, chegou a hora de escolher com bastante tranquilidade e foco o seu revestimento. Lembre-se que aqui, na Incepa, você encontra tudo o que você precisa para dar uma cara especial ao seu projeto arquitetônico. Vamos juntos construir o lar, espaço corporativo e/ou comercial que você sempre sonhou?
Além de escolher um lugar que pegue bastante sol, você também deve pensar em outros pontos importantes na hora de construir a sua piscina, por exemplo:
…..
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como construir a sua piscina, que tal colocar em prática o projeto verão o quanto antes e aproveitar os próximos dias de calor com muito mais estilo e diversão?