Saiba como limpar corretamente os revestimentos da Incepa

Que o porcelanato é resistente, ninguém duvida! Mas existem cuidados – como na limpeza diária – que podem fazer aquela diferença na durabilidade do material. Limpar da maneira correta garante que a beleza da peça perdure, assim como seu brilho e características. Por isso, a Incepa separou algumas dicas importantes.

Não é preciso de muito para a limpeza diária dos revestimentos – detergente neutro, água e uma vassoura de cerdas macias já bastam. No mercado, existem diversos produtos com alta acidez e alcalinidade, que prometem facilitar a limpeza – para os porcelanatos, é melhor evita-los! Isso porque eles costumam ser muito agressivos, podendo causar danos irreversíveis nas superfícies das peças. Por isso, nossa recomendação de usar apenas o detergente, que possui um pH neutro.

Em uma primeira etapa, use uma vassoura de cerdas macias para remover poeiras. Depois, em um balde, dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro para cinco litros de água. Mergulhe um pano limpo nesta solução e esfregue no porcelanato. É importante sempre levar o pano a um segundo balde, com água limpa, antes de repetir a operação – assim, a solução de água e sabão permanece sempre limpa para o próximo mergulho. Se necessário, utilize um rodo para auxiliar em todo processo. É importante, depois desta operação, enxaguar o piso com o auxílio de um pano úmido, para evitar manchas.

Aqui vão algumas dicas adicionais: se por acaso um dos moradores for alérgico ao detergente, é possível utilizar vinagre diluído em água para fazer a limpeza. E se a ideia é trazer um cheirinho de limpeza, pode-se adicionar uma pequena quantidade de álcool perfumado ao pano, na hora da secagem! Mas lembre-se: nunca utilize palha de aço na hora de limpar, pois elas podem riscar e comprometer o brilho da peça.