Saiba como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa

Cada cantinho da nossa casa tem um significado especial e cada cômodo nos transmite uma sensação distinta. Levar em consideração esses fatores é fundamental na hora de escolher o piso ideal para um ambiente. E não estamos falando apenas da questão estética.

Os pisos escolhidos fazem toda a diferença para harmonizar a residência e permitir que ela proporcione mais conforto. “Cada ambiente tem uma necessidade diferente. Áreas molhadas precisam de pisos com maior coeficiente de atrito, por exemplo, que não escorreguem e que atendam as normas de desempenho”, aponta Christie Schulka, marketing manager da Incepa.

Porém, além dos seus gostos pessoais, você sabe o que precisa ser observado na hora de escolher o piso de cada cômodo da casa? Preparamos um guia rápido para que você descubra com facilidade quais são as melhores opções para a sala, quarto, cozinha e banheiro.

Sala de estar

Para a sala de estar, é preciso considerar que esse é um ambiente de grande circulação. Assim, o piso deve combinar facilidade de manutenção e limpeza com bom gosto e elegância. Para esse cômodo, a versatilidade do porcelanato é uma das apostas mais certeiras. Uma das principais vantagens é a possibilidade de reproduzir a estética de diversos materiais, como mármore, madeira ou concreto.Linha Devon: porcelanatos que se assemelham à madeira.

Assim, para aqueles que desejam uma sala de estar mais aconchegante, os porcelanatos que se assemelham à madeira – como a linha Devon (20 x 120 cm) – são a escolha perfeita. Ambientes mais elegantes e clássicos podem receber linhas que recriam o mármore bruto com perfeição, como a Calacata (nas opções 120 x 120, 60 x 120, 60×60 e 90 x 90 cm), e projetos com estética industrial podem optar pelo cimentício, como visto na linha Solid (120 x 120 cm).

Cozinha

A facilidade de limpeza e manutenção também é um fator a ser observado nos pisos para cozinha, porém há que se ressaltar que neste cômodo é importante optar por versões que acumulem menos gordura. Essa é uma característica dos porcelanatos com menos textura, com linhas retificadas com juntas de apenas 1 mm. O resultado ficará incrível.Linha Onice: inspiração na pedra ônix.

Se a ideia é criar um ambiente integrado ao estar, a Incepa oferece linhas com diferentes acabamentos – como a Seattle (90 x 90 cm), nas versões polida, acetinada e antiderrapante – possibilitando a aplicação em ambientes de diferentes funções. Já a linha Onice é capaz de levar elegância e praticidade para a cozinha. Disponível em dois tamanhos para piso – 90 x 90 e 60 x 60 cm – se inspira na pedra ônix e também permite uma integração visual.

Banheiro

Para garantir segurança, a escolha de um piso antiderrapante é essencial no banheiro, especialmente na área do box. Desde linhas mais neutras até versões estampadas, o importante é que o porcelanato escolhido seja indicado para ambientes úmidos, com maior coeficiente de atrito.Linha Andes: ideal para quem busca composições mais sofisticadas.

Para os mais clássicos e que desejam trazer a sensação de amplitude, linhas claras como a Sigma (60 x 60 cm) são ideais. Os porcelanatos marmorizados ou que evocam pedras naturais, por sua vez, são a pedida ideal para banheiros mais sofisticados. Linhas como a Andes (54,4 x 54,4 cm) são as mais indicadas.

Por fim, é possível optar por porcelanatos que vão do piso à parede, por exemplo, fazendo uma composição única e marcante. Para isso, linhas como a Tribal (20 x 20 cm) são perfeitas, trazendo elementos geométricos combinados com tonalidades de cinza.

Quarto

Por fim, quando falamos do quarto, não há palavra que defina melhor esse ambiente do que conforto. E é justamente aí que há que se desmistificar o uso do porcelanato. Ela não é um piso de toque frios, pois a tecnologia empregada na fabricação das peças permite aproximá-las em textura dos materiais naturais, porém com uma resistência muito maior.Linha Álamo: variação de formatos, cores e texturas de madeira traduzindo aconchego.

Bom exemplo é a linha Álamo e sua grande variação de formatos, cores e texturas da madeira. Disponível nos formatos 30 x 90,2 cm, texturizado e para parede, e lâminas de 20 x 120 cm ou 90 x 90 cm, a linha possibilita criar um quarto acolhedor, perfeito para as horas de descanso.

Conheça a linha completa de porcelanatos visitando também o catálogo digital da Incepa. São dezenas de opções para decoração de todos os ambientes da sua residência.