Incepa responde: conheça os diferentes modelos de acabamento dos porcelanatos

No último Incepa Responde, apresentamos 03 tipos de acabamentos e suas respectivas resistências ao escorregamento, realizando um comparativo entre o Grip, o Grip Plus e ABS. Neste texto, iremos falar sobre os diferentes acabamentos relacionados ao porcelanato.

Antes de começarmos, vale a pena relembrar que os porcelanatos são os revestimentos cerâmicos que apresentam maior resistência mecânica e menor porosidade quando comparados às cerâmicas tradicionais. Isso se deve ao seu baixo índice de absorção de água, que varia entre 0,1% e 0,5%.

Diferentes acabamentos do Porcelanato

Seja pelas características técnicas, alta qualidade ou infinidade de estampas, o porcelanato se tornou a peça-chave para muitos designers e arquitetos. Além de ser uma peça com estética inquestionável, elas podem ser utilizadas em diferentes áreas, tanto interna quanto externamente.

Tais características fizeram com que também se tornassem objetos de desejo dos consumidores, uma vez que apresentam uma gama enorme de estampas e uma grande variedade de acabamentos à disposição. Confira a seguir os diferentes tipos de acabamento dos porcelanatos da Incepa.

Técnico

São produtos que não recebem esmaltação, apresentam a menor absorção de água (≤ 0,1%) e possuem alta resistência mecânica. Outra característica é que por não receberem a impressão da estampa na superfície, o desgaste ao longo do tempo é praticamente nulo.

Os porcelanatos técnicos são produzidos em 03 tipos de acabamento:

01. Polido

Os porcelanatos com acabamento polido apresentam brilho na superfície, devido ao polimento da peça. No entanto, como o polimento é realizado diretamente na massa, eles possuem uma limitação estética, estando disponíveis apenas na cor off white ou soft bege.

Eles podem ser aplicados em áreas internas secas, como quartos e salas ou em áreas molháveis, como o lavabo. Lembrando que superfícies molháveis são aquelas que podem receber respingos, mas sem a formação de lâminas de água.

Revestimento Alpha Polido, Incepa

02. Acetinado

O produto com acabamento acetinado é aquele em que você passa a mão e sente uma superfície “macia” e suave. Para alcançar esse resultado, as peças passam por um processo de escovação.

Assim como os polidos, eles podem ser utilizados em áreas internas secas ou molháveis, de tráfego intenso. Caso você esteja procurando por um toque ainda mais sedoso, recomendamos o porcelanato com acabamento Soft Touch.

A Incepa ainda não apresenta produtos com esse tipo de acabamento. Porém, a Roca Cerámica, empresa que também faz parte do grupo Roca Cerámica Brasil, possui diversas peças soft touch, que como o próprio nome sugere, são bem mais suaves ao tato.

Revestimento Alpha Acetinado, Incepa

03. Natural

Porcelanatos com acabamento Natural apresentam uma superfície mate. Esse produto é classificado como Grip por possuir um coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, o que o torna ideal para uso em áreas internas molhadas, como lavanderias e banheiros com chuveiro.

Revestimento Alpha Natural , Incepa

Esmaltado

Como o próprio nome sugere, o porcelanato esmaltado é aquele que recebe uma camada de esmalte na superfície da massa para proteger a estampa impressa na peça, garantindo sua durabilidade e aparência.

Outra característica é que sua absorção de água também é baixa (<0,5%) e apresenta boa resistência. Além disso, os esmaltados recebem a tecnologia ABS, o que proporciona maior resistência ao escorregamento e 30% mais aderência.

Quer saber se o porcelanato esmaltado que está comprando é de qualidade? Tente enxergar seu reflexo no produto. Se a imagem refletida ficar distorcida, é sinal de que a qualidade não é muito boa. Agora, se tiver uma imagem nítida, é um bom sinal. Faça o teste com os produtos da Incepa e outros do mercado; temos certeza que você perceberá a diferença.

Revestimento Calacata, Incepa

Micro Crystal

O acabamento Micro Crystal se enquadra na categoria dos porcelanatos esmaltados. Porém, ele merece um tópico dedicado a ele, tendo em vista que é uma tecnologia exclusiva da Roca Brasil Cerámica.

Sua principal diferença em relação ao esmaltado tradicional, é a utilização de esmalte seco ao invés do líquido. Como resultado, temos peças com uma intensidade de brilho superior a qualquer esmaltado do mercado.

Além disso, o Micro Crystal realça o efeito de profundidade das estampas, proporcionando um efeito 3D nos desenhos dos produtos.

Revestimento Marble Nouveau, Roca

Com esse texto, esperamos que você tenha aprendido sobre diferentes tipos de acabamento e qual utilizar em determinadas áreas. Caso tenha ficado com alguma dúvida, a Incepa responde!