Incepa responde: qual o melhor porcelanato para áreas de alto tráfego

Ambientes com muita movimentação, como garagens, áreas comerciais e de lazer, pedem atenção redobrada no momento de escolher o piso ideal. A preocupação vai além da estética, é importante optar por uma peça resistente e fácil de manter.

Para esses casos, a melhor opção são os porcelanatos, pois dentre todos os revestimentos cerâmicos, são os que apresentam mais resistência mecânica e baixa porosidade. E por que essas características são importantes?

A resistência mecânica corresponde ao quanto determinado produto consegue suportar o peso exercido sobre ele, sem quebrar. Já a porosidade está relacionada à absorção de água, quanto mais poroso um revestimento, mais água ele absorve e menos resistente ele será.

Os porcelanatos possuem um índice de absorção que varia entre 0,1% e 0,5%, o menor do mercado, por isso são resistentes e indicados para áreas de alto tráfego. Porém, quando vamos realizar a compra, nos deparamos com um portfólio gigante de porcelanatos disponíveis.

Para facilitar esse processo e acertar na escolha, nossa dica é investir no porcelanato técnico, que apresenta uma ótima performance. Na prática, eles não recebem uma camada de esmalte e possuem alto grau de resistência mecânica, vindo de sua alta compactação e, por consequência, baixa porosidade, que faz com que quase não absorvam água (sua taxa é menor ou igual a 0,1%). Assim, sua estrutura os torna seguros e indicados para todos os tipos de espaço, especialmente para os de alto tráfego.

Os porcelanatos técnicos estão disponíveis em 03 acabamentos:

01.Polido

Como o nome sugere, os porcelanatos com acabamento polido passam por um processo de polimento, assim temos peças com uma superfície brilhante. Para manter esse brilho característico é importante utilizar produtos com pH neutro no momento da limpeza.

02.Acetinado

Os porcelanatos com acabamento acetinado passam por um processo de escovação, resultando em uma superfície “macia” e suave.

03.Natural

Os porcelanatos com acabamento Natural apresentam uma superfície mate, sem nenhum brilho. Esses produtos se enquadram na categoria Grip por possuírem um coeficiente de atrito entre 0,40 e 0,49, sendo indicado para áreas que exigem resistência ao escorregamento.

Porcelanatos Incepa

A Incepa possui um amplo portfólio de porcelanatos com esses tipos de acabamento. Como exemplo, temos a série Calacata, inspirada no clássico mármore Calacata Bianco. Graças a tecnologia de impressão HD, conseguimos reproduzir fielmente a pedra natural, com todas as nuances de cor, variação de veios e amplitude de formato.

Série Calacata, Incepa

Outro exemplar é a série Quartzita, que explora a textura da pedra naturalmente destonalizada, nas cores nude e cement. A linha Oxi Ruddy, por sua vez, traz a estética do aço oxidado, tendência na arquitetura contemporânea. O porcelanato reproduz com perfeição as nuances de cor, tonalidades e desenhos das placas de cobre.

Após a leitura, esperamos que você tenha compreendido o porquê o porcelanato técnico é a melhor opção para áreas de alto tráfego. Caso tenha alguma dúvida, estamos aqui.


RELACIONADOS