Conheça as diferenças entre o acabamento Bold e Retificado

Já explicamos aqui a diferença entre revestimento cerâmico e os diferentes modelos de porcelanato. Porém, além de verificar qual o material adequado para o seu projeto, é fundamental compreender qual acabamento que melhor atende seus objetivos.

Quando analisamos a borda das peças, encontramos basicamente duas variedades: a borda retificada e a bold. Mesmo sendo um pequeno detalhe, ela influencia diretamente na estética do ambiente, na manutenção e assentamento do produto.

Continue a leitura e conheça as principais diferenças entre esses dois tipos de acabamento!

Borda Bold

Também conhecido como tradicional, esse acabamento é o mais comum e conhecido das cerâmicas, isso porque antigamente era muito utilizado nas reformas residenciais e comerciais.

Sua principal característica são as bordas arredondadas, o que resulta em peças com laterais e superfície pouco uniformes quando comparada aos produtos com acabamento retificado.

Essa particularidade faz com que o espaçamento entre as peças seja maior, com juntas de no mínimo 03 mm, sendo necessário utilizar mais rejunte para aplicação. No entanto, é um produto com menor preço de compra e fácil instalação.

Revestimento Linne, da Incepa

Borda Retificada

As peças retificadas surgiram no mercado há pouco tempo, mas estão conquistando cada vez mais espaço. A grande diferença das placas com esse acabamento são as bordas retas e precisas, normalmente cortadas por discos de diamante.

Dessa forma, é possível instalá-las de maneira uniforme e alinhada. Além disso, não é necessário utilizar tanto rejunte quanto na borda bold, o que resulta em juntas com menor espessura.

Por possuir acabamento regular, causam um efeito de amplitude visual e acrescentam sofisticação e elegância ao ambiente. Apesar do preço elevado em comparação aos revestimentos bold, o custo-benefício e resultado estético fazem valer muito a pena.

Durante a fabricação, os pisos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos da Incepa passam pelo processo de retificação, em que suas bordas são cortadas. Dessa forma, garantem peças uniformes e com dimensões exatas.

Outro ponto que merece destaque são as juntas mínimas de apenas 1mm entre as peças quando assentadas. Porém, vale a ressalva de sempre verificar essa especificação na embalagem do produto.

Revestimento Arenna, da Incepa

Borda Plana

A Borda Plana é exclusividade da Incepa. A superfície mais plana permite que a estampa cubra totalmente a peça, eliminando a tradicional borda branca e conferindo um melhor acabamento.

Outra característica, é que não apresentam relevo e proporcionam o efeito de produto retificado depois de aplicado. Essa técnica é utilizada nos revestimentos dos formatos 33×45, 33×60, 25×60 e 31×71.

Ilustração sobre a diferença entre borda plana
e convencional

Com essas informações, conseguimos perceber que ambos os acabamentos possuem suas vantagens. Por isso, é fundamental analisar qual o objetivo do seu projeto para não errar na escolha!