Aposte no estilo escandinavo para a decoração

No norte da Europa está localizada a Escandinávia, uma região que compreende países como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. O clima frio dá o tom na maior parte do ano, mas nem mesmo as baixas temperaturas são suficientes para evitar que esses países ofereçam um dos melhores níveis de qualidade de vida do mundo.

Com tais características climáticas, os moradores da região aprenderam desde cedo a transformar o lar em um local aconchegante e confortável, mas sem deixar de lado a simplicidade. Assim nasceu o estilo escandinavo, uma tendência de decoração que a cada dia que passa ganha mais adeptos em todo o mundo.

Como surgiu o estilo escandinavo?

Embora o estilo escandinavo seja uma tendência moderna, a sua origem remete ao século XIX. Foi quando o pintor sueco Carl Larsson fez sucesso ao retratar o cotidiano da família em pinturas, enquanto a sua esposa, a artista Karin Bergoo, desenvolvia trabalhos de design e decoração de interiores.

O estilo adotado pelo casal era considerado moderno para a época e, com o passar do tempo, serviu de inspiração para outros designers, artistas e decoradores a darem continuidade a esse legado.

O estilo escandinavo é um conceito minimalista, caracterizado por linhas retas, paredes e móveis na cor branca, utilização de cores neutras – como o cinza, o nude ou as candy colors – e muita luz natural. Elementos clássicos e elegantes, como a madeira, são combinados com uma estética aconchegante, com uso de tecidos naturais volumosos.

Hygge: o segredo da felicidade

Um relatório divulgado pela ONU em 2017 colocou a Noruega – seguida pela Dinamarca e pela Islândia – como o país mais feliz do mundo. Qual o segredo da felicidade? Além das altas taxas de desenvolvimento desses países, eles traduzem esse sentimento em uma palavra: hygge.

Sem tradução direta para o português, a ideia é encontrar formas de se divertir dentro de casa – por lá, durante o inverno, o sol brilha apenas por 4 horas. Por essa razão, o conforto do lar e o aconchego da residência são levados muito a sério na hora de decorar o ambiente. Esse “estilo de vida” é hoje adotado por pessoas em todo o mundo.

Como aplicar o estilo escandinavo nos ambientes?

O estilo escandinavo pode estar presente em cada detalhe do ambiente, desde o acabamento e os revestimentos aos móveis e objetos de decoração. O tom minimalista por si só já dispensa os excessos e a funcionalidade é valorizada em cada peça.

Acabamentos e revestimentos

A linha Nórdico, da Incepa, é feita sob medida para aqueles que estão pensando em redecorar o ambiente seguindo essa tendência. Além dela, que pode ser aplicada em pisos, paredes e revestimentos, há ainda diversas outras combinações possíveis, como as linhas BalkansDuo Concret e Glacial. São cores neutras e tons que tendem para o cinza, o branco e o bege.

Madeira

O estilo nórdico aposta em madeira e couro, materiais naturais, para proporcionar uma sensação maior de aconchego. Assim, móveis brancos ou envernizados, com design funcional, harmonizam com esse tipo de cenário. Não há necessidade de transparecer luxo, com detalhes rebuscados, mas sim simplicidade.

A Incepa conta com diversas linhas que personificam esse material. Alguns exemplos incluem as linhas AlamoArbolFlorestLoft WoodMontana e Parquet Plus.

Tecidos naturais

Conforto é palavra de ordem no estilo escandinavo. Para complementar a decoração, aposte em mantas, tecidos de pelúcia e lã e tudo mais que possa ser utilizado para cobrir sofás e cadeiras deixando-as mais quentinhas. Lembre-se que esse é um estilo inspirado em países frios, portanto aquecer os moradores e os visitantes é uma das premissas da decoração.

Plantas

Outro elemento importante da decoração são as plantas. Aqui, dê preferência para aquelas com folhagem verde escura e que possam ficar dentro de casa. Pacovás e Espadas de São Jorge são excelentes alternativas. Se o cuidado com as plantas ou a ausência de luz natural forem problemas, mesmo as plantas artificiais podem cumprir muito bem o papel decorativo.

A linha Amazônia traz peças que combinam essa estética com opções de muito bom gosto para qualquer ambiente. Os motivos florais são ótimas alternativas para ambientes como banheiros, salas de estar e cozinhas.

Luminárias

O visual clean é a principal aposta do estilo escandinavo, portanto invista em luminárias com luz branca e direta se precisar dessa funcionalidade. A luz de velas também é uma forma de compensar a provável falta de uma lareira, pouco comum em ambientes brasileiros.

Cerâmicas e vidros

Por fim, aposte ainda em objetos de cerâmica e vidro para completar a decoração. As cores e o estilo do material combinam bem com a proposta escandinava. Peças de metal também podem ajudar na composição, mas lembre-se de evitar os excessos. Tudo deve estar em perfeita sintonia, sem “sobras” ou nada que possa deixar o visual carregado.

Fonte(s): Tua CasaFingerWeg.NetHomifyViver em CasaDicas de MulherCasa Vogue.