São produtos obtidos a partir do processamento de queima de argilo-minerais, podendo ou não ser esmaltados. Podem ser aplicados em pisos e paredes, dependendo para isso de suas características específicas.
VANTAGENS

  • Fácilidade de limpeza
  • Higiênicos e anti-alérgicos
  • Impermeáveis
  • Duráveis e resistentes
  • Anti inflamáveis
  • Enorme variedade de design e paginações
  • Estabilidade de cor
  • Os revestimentos cerâmicos, se especificados corretamente e assentados de acordo com a técnica recomendada, proporcionarão um ambiente com acabamento de longa duração, beleza e tranqüilidade.

A massa é o resultado da mistura de vários minerais moídos e homogeneizados numa massa líquida (Babotina). Posteriormente, esta massa líquida é transformada em massa granulada, prensada, esmaltada, decorada e finalmente queimada.

Da mesma forma que a massa, a tipologia do esmalte influência diretamente nas propriedades do produto.

É de fundamental importância, para que se possa especificar (escolha do produto adequado) e assentar o produto corretamente, ter um bom conhecimento das características técnicas e da performance do revestimento cerâmico, que será aplicado no piso ou na parede.

Atualmente as placas cerâmicas são classificadas através de Grupos de Absorção de Água conforme a norma técnica regulamentadora de qualidade ISO 13006. A classificação de acordo com o grupo de absorção está ilustrada no quadro abaixo.

 

Para garantir a manutenção das características originais dos produtos e qualidade dos produtos cerâmicos, é importante tomar alguns cuidados no recebimento e armazenamento dos revestimentos.

Clique no link abaixo para conhecer as principais orientações referente ao recebimento e armazenamento dos revestimentos cerâmicos.

Para garantir a durabilidade dos revestimentos e a satisfação com o resultado final é necessário seguir as normas técnicas de assentamento. Falhas na aplicação podem ocasionar inúmeros problemas, alterando o resultado final esperado, até mesmo, comprometendo as características estéticas do produto.

Para o assentamento de revestimentos porosos do grupo de absorção de água BIII (azulejo para aplicação em parede) a Incepa recomenda que o produto deve ser assentado com uma argamassa tipo ACI. É importante entrar em contato com os fabricantes de argamassa para obter uma melhor orientação técnica.

Por uma questão técnica, todos os produtos cerâmicos apresentam pequenas curvaturas, que são típicas de revestimentos cerâmicos. Porém, o grau destas curvaturas é regido por normas técnicas de qualidade nacionais e internacionais.

Os produtos produzidos pela Incepa apresentam limites de curvatura muito mais rígidos que estas normas, o que possibilita ao cliente a aquisição de produtos com as menores juntas de assentamento do mercado e, por conseqüência, maior satisfação com o resultado final da aplicação.

São juntas que devem ser deixadas entre as placas do piso. Estas juntas têm como objetivo minimizar o aparecimento de imperfeições na aplicação (formação de degrau e compensar as variações de tamanho entre as peças) e ajudam a acomodar as movimentações da base e das placas cerâmicas.

As juntas mínimas de assentamento para revestimentos (parede) e pisos estão ilustradas no quadro abaixo.

 

Com o intuito de evitar aparecimento de problemas como a formação de “degrau” entre as peças ou desplacamento que pode ser ocasionado pela movimentação da base ou em virtude de variações climáticas, é importante que sejam executadas algumas juntas durante a aplicação dos produtos cerâmicos

Devido às curvaturas naturais que os produtos cerâmicos apresentam a Incepa recomenda, em casos de aplicação desencontrada, que sejam aplicados com amarração máxima de 15 % (1/4 da peça) conforme demonstrado na figura a seguir.

 

Para aplicação de parede sobre parede é necessário que o produto seja assentado com uma argamassa especial para este tipo de assentamento (sobreposição). É importante entrar em contato com os fabricantes de argamassa para obter uma melhor orientação técnica neste sentido.

 

É a penetração de água no interior da massa cerâmica causada pela porosidade existente. Influi diretamente na resistência mecânica, resistência ao gelo e ao impacto. Quanto menor a porosidade, menor será a absorção de água.

Após a queima o produto cerâmico apresenta pequenos espaços entre as partículas de minerais que o compõe, denominados poros. A quantidade de poros que a massa (biscoito) apresenta é o que determina o nível de absorção de água. A massa será classificada pelas normas técnicas de acordo com a absorção.

Classificação dos Grupos de Absorção de Água conforme ISO 13006.

 

Gretamento é o nome dado às fissuras que ocorrem na superfície esmaltada do revestimento cerâmico. A expansão por umidade (EPU) é a maior responsável pelo gretamento.

Os revestimentos cerâmicos (parede) possuem uma leve curvatura positiva (convexidade) para que o esmalte fique sob compressão, evitando assim que no futuro apareça o gretamento.

Todos os pisos Puro Grés e Porcelanatto Incepa possuem elevada resistência ao gretamento devido à baixíssima expansão por umidade.

O Processo pelo qual os revestimentos cerâmicos passam para sua fabricação pode ocasionar pequenas variações na cor do produto entre um lote e outro de fabricação. Estas pequenas variações são separadas por tonalidades.

Para se obter uma aplicação satisfatória é importante que, em cada ambiente, seja aplicada uma mesma tonalidade, ou seja, recomenda-se que as peças sejam adquiridas em uma única tonalidade (único lote de fabricação). Para tanto, recomenda-se que a aquisição de todo o produto que será aplicado em um ambiente seja feita na mesma compra.

O código de tonalidade em uso pela Incepa é constituído sempre de duas letras. Exemplo: MA, NA, CJ, DJ, MO, FO, KD, ED, etc.

Importante: Toda vez que a fábrica produzir determinado produto com uma tonalidade já obtida anteriormente, o código será o mesmo daquela produção anterior (sempre respeitando os padrões já existentes).

No rótulo das caixas são gravados os códigos identificando as várias classificações do produto, inclusive a identificação de tonalidade do produto cerâmico.

 

No processo produtivo das placas cerâmicas, devido às características típicas deste material, pode haver variações mínimas de tamanho, que são separadas como calibres (tamanhos).

Os produtos produzidos pela Incepa apresentam limites de variação de tamanho muito mais rígidos que as normas técnicas de qualidade nacionais e internacionais, o que possibilita ao cliente a aquisição de produtos com as menores juntas de assentamento do mercado e, por conseqüência, maior satisfação com o resultado final da aplicação.

A Incepa utiliza caracteres para identificar as faixas, sendo um caractere para cada faixa de tamanho:

 

 

No rótulo das caixas são gravados os códigos identificando as várias classificações do produto.

 

É o aumento do tamanho da placa cerâmica mediante o contato prolongado com a umidade ou com a variação acentuada de temperatura.

IMPORTANTE: É indispensável a utilização de juntas de aplicação entre as peças e juntas de dilatação e dessolidarização (ver o tópico Recomendações Importantes – Orientação de assentamento de Revestimentos para parede), tanto na parede como no piso para absorver estas variações, evitando assim problemas como descolamento das placas ou rachaduras estruturais.

 

É um produto desenvolvido exclusivamente pela Incepa onde a decoração atinge quase que totalmente a superfície da peça. Isto significa dizer que, depois de aplicado as molduras típicas dos produtos sem Borda Plana desaparecem, efeito até então somente obtido com a retificação (corte) do produto. A técnica é aplicada somente nos produtos para parede nos formatos nos formatos 25×60, 33×45 e 33×60 sem relevos.

Confira algumas vantagens dos produtos de Borda Plana:

– Melhor acabamento estético em relação aos produtos sem Borda Plana

– Efeito do produto retificado aplicado, com maior facilidade de manuseio

– Melhor custo x benefício, em relação aos produtos retificados

 

Tamanhos perfeitos para pisos e paredes

Na produção em série de peças de cerâmica pode haver variações mínimas de tamanho. Quando o projeto exige uma estética uniforme, é recomendado o produto retificado que passa por um processo de corte perfeito que garante a dimensão exata das peças.

Reconheça quando um produto é retificado:

 

Corte perfeito no entorno das peças que permite um alinhamento preciso e possibilita a utilização de uma junta mínima de 1 mm entre as peças.

Junta seca, aparência uniforme

É a aplicação do produto sem espaços entre as peças. A Junta Seca proporciona o efeito de uma placa única, em que não se nota a emenda entre as peças. No caso dos produtos com efeito de pastilhas, todos os sulcos no meio das peças devem ser rejuntados.

Produtos sulcados:

Para manter o efeito estético desejado, produtos como o Pátina e o Cittá devem ser assentados com Junta Seca. Além disso, todos os sulcos devem ser rejuntados.

Para manter o efeito estético desejado, produtos como o Pátina e o Cittá devem ser assentados com Junta Seca. Além disso, todos os sulcos devem ser rejuntados.

É um revestimento cerâmico com espessura 30% mais fina que os produtos convencionais. As placas cerâmicas com apenas 6mm possibilitam a aplicação sobre revestimentos antigos, bem como em novas paredes de ambientes internos. Com a aplicação do PAREDE FÁCIL INCEPA sobre os revestimentos antigos não há necessidade de quebra ou demolição. Além da reforma ser mais rápida e prática, diminui muito o volume de sujeira e entulho da obra. Sem falar, na economia de tempo. Parede Fácil a parede sobre parede da Incepa.